VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL

Saiba mais sobre o nosso Produto


 

Todo o processo de produção (semente, porta enxerto,borbulhas e mudas), é realizado em conformidade com a legislação estabelecida pela Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, que somente os produtores de mudas que recebem o acompanhamento desta Certificadora, e estão totalmente dentro da Lei é que recebe o CERTIFICADO DE CONFORMIDADE FITOSSANITÁRIA DE MUDAS CITRICAS a decisão da escolha do porta enxerto e variedade fica a critério do comprador mas podemos colaborar com sugestões a respeito da escolha das variedades tipo de solo, desde o inicio da Qualicitrus(1993), as mudas são produzidas em sacolas de 7,5 lts de substrato e com pernadas.

Foram feitos teste comparativos com sacolas menores e sem pernadas, no campo o que teve maior destaque são para plantas maiores e maior volume de substrato. Em teste de campo as mudas com pernadas tiveram um desenvolvimento superior as plantadas no pavio.

>> Qual a desvantagem para o citricultor ?
Quando se planta no pavio, no campo as condições são as mais adversas possiveis tais como: sol, seca, menor adubação, o pouco de reserva de adubo , é lixiviado através das regas, resultado irregularidade no surto de desenvolvimento, mudas sem vegetação, com um ramo apenas, que chamamos de ramos solteiros , uma outra desvantagem dessa vegetação irregular é que por ter alternância no fluxo de vegetação, o controle dos insetos fica muito prejudicado, se faz aplicação para um fluxo e o outro ainda não saiu . A condução dessa pernada vai ficar a cargo e custas do produtor, caso o citricultor não faça essa condução desses ramos. O mesmo cresce muito rapidamente, ficando uma copa muito alta, perde em produção e muitos galhos quebram por não suportar o peso dos frutos.

No viveiro quando se faz o corte e fica no pavio, a planta por receber aguá,luz e adubação uniforme e constantemente, o número de brotos vegetados é muito maior, dando origem quando maduras as “pernadas”.Durante a fase de crescimento, no campo o citricultor não precisa se preocupar com a condução dessas pernadas, quando sair o fluxo de vegetação, na verdade já é o segundo por que o primeiro foi no viveiro. Esta muda com pernadas vai ficar 30 á 40 dias a mais, caso fosse no pavio, este tempo não é suficiente para ocasionar nenhum prejuízo na qualidade das mesma.

>> A Qualicitrus, não quer ser apenas referência em padrão de qualidade em mudas cítricas.

Queremos levar ao Citricultor, toda e qualquer técnica que possa trazer beneficio ao sistema de produção de citrus.

Tecnologia sob o nosso ponto de vista não se restringe a custos altos e de difícil acesso ao produtor, mas sim técnicas simples e funcionais, e a primeira que apresentamos, é com relação ao papel laminado que comumente utilizamos.

Nossa sugestão é usar o próprio saquinho da muda.

Como fazer: Corte a parte de baixo da sacola, plante a muda junto com o saquinho, e antes de compactar a muda puxa o saquinho para a parte de cima da muda, grampeie o mesmo, desta forma terá o mesmo efeito do papel laminado, que é proteger de formigas, evita brotação, protege o tronco que é muito sensível, do contato direto com herbicidas.

Desta forma conseguimos economizar com papel laminado, e o meio ambiente agradece.

Voltar para a página principal